A era da automatização
Vivemos a era da automatização, resultado de um mundo cada vez mais digital e do aumento nas demandas dos mais variados setores. Para acompanhar essas mudanças, as empresas têm recorrido a tecnologia para não ficar para trás.
O estudo Diagnósticos da automação no Brasil verificou que, dentre as empresas entrevistadas, 53% já utilizam sistemas de gestão. Além disso, também fazem uso de outras ferramentas, como o CRM, utilizado por 31%; os sistemas de Business Intelligence (BI), mencionado por 29%; e o WMS, presente em 16% dos casos.
Isso se deve principalmente ao crescimento do e-Commerce, que transformou completamente os padrões de consumo da população.
Antigamente, o consumidor aceitava esperar semanas para receber seu produto, mas atualmente ele está mais exigente. Uma pesquisa realizada pelo ReclameAqui em 2018, verificou que 18,6% dos entrevistados costumam desistir da compra quando o tempo de entrega é muito longo.
Com isso, é possível perceber que não apenas a qualidade do produto, mas também o tempo de entrega passa a ser um diferencial a ser considerado.
Nesse contexto, dispor de um serviço capaz de otimizar os processos logísticos de uma empresa, gerando um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, é fundamental para prestar um serviço mais ágil e de qualidade, a fim de se manter no páreo frente a concorrência.
Em geral, quanto maior é um empreendimento, maior também é a complexidade das operações e processos desenvolvidos em seu armazém, criando a demanda por um sistema de gerenciamento capaz de manter a ordem e o bom funcionamento do estabelecimento.
É justamente por conta da necessidade de melhorias neste setor que surge o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém.
A seguir vamos entender um pouco melhor o que é WMS na logística e como funciona esse sistema na prática.
O que é WMS (Warehouse Management System) na logística?
O WMS é um sistema de logística que se integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.
Com o uso desse sistema, o controle que antes era feito por diferentes funcionários em cada uma das etapas, agora fica a encargo do software, que assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição.
Como o Sistema de Gerenciamento de Armazém funciona na prática?
Sabendo o que é WMS na logística, fica mais fácil de compreender o seu funcionamento.
Conforme vimos anteriormente, o WMS nada mais é do que um software, que roda em computadores e dispositivos móveis interligados por uma rede local.
Dentre seus principais objetivos estão:
⦁ Otimização do tempo gasto;
⦁ Organização de todos os processos;
⦁ Controle da entrada e saída de produtos;
⦁ Planejamento de recursos;
⦁ Redução de perdas;
⦁ Melhoria na comunicação;
⦁ Controle e abastecimento da linha de produção;
⦁ Redução de custos operacionais;
Na prática, esse sistema se conecta a um banco de dados onde são registrados toda e qualquer movimentação que ocorre dentro do armazém, por meio do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Dessa forma, o sistema automaticamente:
⦁ Registra entrada e saída de mercadorias;
⦁ Atualiza o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
⦁ Direciona a organização do estoque, de acordo com a demanda, otimizando o espaço disponível;
⦁ Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.
Confira no infográfico abaixo um exemplo que ilustra o funcionamento do software:
14 benefícios do uso de um software de WMS
O uso de um sistema como esse pode gerar muitas vantagens competitivas para as empresas em relação a seus concorrentes, devido aos diversos benefícios que ele pode proporcionar. Dentre eles:
⦁ Maior eficiência no gerenciamento de armazéns e centros de distribuição;
⦁ Maior organização e automatização dos processos logísticos;
⦁ Otimização do espaço para armazenagem;
⦁ Otimização das atividades operacionais e administrativas;
⦁ Informações em tempo real sobre inventário, etapas e processos;
⦁ Redução de custos por perda ou extravio de mercadorias ou matérias primas;
⦁ Máximo aproveitamento de recursos e mão de obra;
⦁ Redução do tempo de espera entre etapas;
⦁ Gerenciamento de equipe;
⦁ Melhorias na comunicação interna;
⦁ Menor incidência de erros por falha humana;
⦁ Redução de custos de armazenagem e mão de obra;
⦁ Aumento da produtividade;
⦁ Maior qualidade e agilidade nos serviços prestados aos clientes.
Como você pode perceber, o uso de um software de WMS é capaz de mudar completamente a rotina de funcionamento de um armazém, gerando muitas vantagens para qualquer organização.